Os operadores de relâmpagos estão se preparando para uma corrida de touro Bitcoin

Com o preço do salto do bitcoin para os novos máximos de 2020, no mês passado, aqueles que administram a infra-estrutura subjacente da moeda digital estão ponderando as conseqüências. Nomeadamente, os operadores de nós de roteamento no coração da Rede de Raios Bitcoin estão se preparando para os curiosos novos usuários que normalmente vêm com uma corrida de touro.

A Rede Relâmpago Bitcoin promete pagamentos mais rápidos e baratos sem as ocasionais taxas malucas associadas à rede Bitcoin subjacente.

A plataforma ainda é nova, no tempo da Bitcoin, tendo sido lançada para pagamentos reais em 2018. Como tal, ela tem seus defeitos. Os desenvolvedores ainda a chamam de „imprudente“, porque é suficientemente nova para que possa estar escondendo bugs que poderiam levar à perda de fundos. A rede seria capaz de lidar com um afluxo de novos usuários que de repente saltam para a Rede Relâmpago?

Quer possa ou não, aqueles que executam os nós de roteamento estão se preparando ocupados para tal cenário.

Os nós de „roteamento“ Bitcoin Lightning são os encarregados de repassar os pagamentos através da rede, até que cheguem ao seu destino. Muitos operadores de nós de roteamento Lightning estão fortalecendo seus nós para garantir que eles possam ajudar a suportar um aumento súbito de usuários.

Por que usar a Rede Relâmpago?

Mas primeiro, por que os usuários de Bitcoin mudariam para Lightning?

Uma palavra: Taxas. As taxas Bitcoin são agora mais altas do que têm sido em mais de dois anos, atingindo uma média de US$ 13 por transação. Com o Lightning, os usuários podem evitar essas taxas.

„Preços de bitcoin mais altos andam de mãos dadas com taxas de transação mais altas para pagamentos na cadeia“, disse Tudor Iova, operador do nó de roteamento Lightning e fundador da BTCfactura, à CoinDesk. Ele também observou que tem visto mais usuários tocando o Lightning à medida que as taxas têm aumentado.

Em contraste, os pagamentos por raios geralmente custam menos de um centavo, tornando o método de pagamento cada vez mais atraente à medida que as taxas aumentam.

Dito isto, a criação de um canal Relâmpago – um meio de enviar pagamentos por Relâmpagos – requer uma transação Bitcoin. É como uma taxa única de configuração para a criação de uma conta Relâmpago.

Digamos que Alice coloca $50 em uma conta Relâmpago e paga uma taxa de $3. Uma vez feito isso, ela pode fazer tantas transações quantas precisar com esses $50 – como 16 transações para 16 xícaras de café.

Com a Rede Relâmpago, as taxas para cada transação serão insignificantes, com uma média de aproximadamente um satoshi, que vale uma fração de um centavo.

Taxas de evasão do bitcoin

Os canais são a força vital da Rede Relâmpago. Eles também são o meio pelo qual os nós de encaminhamento de relâmpagos passam os pagamentos a outros.

Mas, novamente, a criação de tais canais requer transações na cadeia, o que pode ser caro quando a rede está congestionada. Mais transações no „mempool“ Bitcoin – uma área de espera para transações – significa taxas mais altas.

Os roteadores de relâmpagos estão procurando ativamente os melhores horários para abrir canais. „Estamos todos observando o „mempool“ muito de perto para encontrar oportunidades de abrir canais de raios de forma barata, pois o espaço extra em blocos seca completamente“, disse Jestopher, operador de nó de roteamento de raios pseudônimo.

Jestopher espera que o espaço do bloco se torne mais escasso quando (e se) uma corrida de touro começar. Isto aconteceu na semana passada, por exemplo, após o preço ter subido.

Outro ponto que os roteadores estão tendo em mente é que as tarifas são normalmente mais baixas nos finais de semana, quando os usuários estão enviando menos transações.

Os roteadores de raios estão ocupados aprendendo e pesquisando as melhores maneiras de resolver estes problemas, de modo que se um bando de novos usuários se juntar à rede, os pagamentos permanecerão sem problemas.

„O que estamos fazendo, e sugerindo que nossos usuários também o façam, é abrir canais nos finais de semana, quando as taxas atingem o auge. Mais tarde, durante a semana, você pode usar os pagamentos Lightning e evitar as [taxas] horrendas. Caso contrário, você pode acabar pagando uma taxa que é maior do que o preço dos produtos comprados“, disse Iova.

Construindo liquidez e conexões

Os nós de roteamento também são canais abertos com uma variedade de pares projetados para reduzir as transações fracassadas e tornar a rede geral mais robusta para que os pagamentos não falhem para os usuários.

„Estamos nos preparando para uma corrida de touro, abrindo novos canais e melhorando nossa conectividade do nó Relâmpago com outros nós, a fim de possibilitar aos usuários o uso de nosso nó Transilvânia para pagamentos e roteamento, quando necessário“, disse Iova.

O outro truque é que uma vez aberto um canal Relâmpago, isso não é necessariamente o fim da luta. „O relâmpago requer muita gestão de liquidez, o que não é familiar para a maioria das pessoas fora de Wall Street“, disse Jestopher.

Em resumo, não basta apenas colocar dinheiro na Rede Relâmpago; o dinheiro precisa ser movido para os pontos certos para que um nó de roteamento construa um caminho que possa ser usado para enviar pagamentos aos usuários. Sem mencionar, toda vez que um pagamento é feito por um nó de roteamento, essa liquidez é movimentada. Portanto, os nós de roteamento precisam estar constantemente gerenciando onde as moedas estão.

De fato, existe todo um canal de Telegrama „LN canais mutuamente equilibrados“ dedicado a ajudar os usuários do Lightning a encontrar pares e liquidez para seus canais. Jestopher criou recentemente uma pesquisa perguntando aos colegas operadores de nós de roteamento o que eles estão fazendo para se preparar para uma corrida de touro. A maioria dos votos foi para „consolidar a liquidez em menos canais, maiores“ e „abrir canais para rotear pares“ para construir mais conexões com a rede.

„Acho que o objetivo comum é descobrir como operar os nós de roteamento de forma sustentável onde não precisamos entupir o mempool quando ele fica caro“, disse Jestopher, apontando o Lightning Loop e o ThunderHub como ferramentas úteis para aumentar a liquidez onde for necessário.

O Startup Lightning Labs também lançou um novo mercado na segunda-feira para a compra e venda de liquidez, uma forma inovadora de abordar esta questão.

Milhares de novos usuários?

Mesmo que muitos roteadores Lightning estejam se preparando, alguns acham que a rede já está equipada para mais ação.

„Acho que a Rede Relâmpago já é capaz o suficiente para suportar milhares de novos usuários“, disse o Bitfinex CTO Paolo Ardoino à CoinDesk. A troca de moedas criptográficas corre tanto o segundo como o terceiro maior nó de roteamento de relâmpagos da rede e foi uma das primeiras trocas a suportar pagamentos por relâmpagos.

„Girar novos nós e interconectá-los com outros não é um trabalho muito complexo, por isso acredito que com o crescimento da base de usuários veremos definitivamente um fortalecimento da rede global Lightning“. Acho que nosso nó Rede Relâmpago e, em geral, a Rede Relâmpago rede global de nós de roteamento será capaz de lidar com um aumento da demanda“, acrescentou Ardoino.

A Iova tinha uma visão semelhante.

„Acho que a infra-estrutura da Lightning é um pouco subestimada, e muitas pessoas acham que ela não pode lidar com o tráfego, [não é] confiável o suficiente ou pode lidar apenas com micropagamentos“. Bem, as coisas estão mudando nesta parte da rede“, disse ele, apontando para dados públicos da rede Relâmpago mostrando que 2020 trouxe um aumento de 50% no número de nós.

Author: admin